MARKETPLACE
Posso ter meu próprio MarketPlace?
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A pandemia nos trouxe uma série de consultas sobre MarketPlace. São pessoas interessadas em ir além do "simples" e-commerce, empreendedores com uma visão mais adiantada à respeito de venda online.
Atendi, desde março, pelo menos 40 interessados em construir seu próprio Shopping Virtual. Alguns, sem conhecimento, acabaram desistindo logo nos primeiros minutos da consultoria. A maioria, entretanto, já tinha um plano de negócios consistente, um nicho de mercado bem definido, parceiros dispostos a mergulhar no online.
É preciso salientar que a queda do volume do varejo no Brasil - e no mundo - levou os empresários a buscarem alternativas viáveis de continuação de seus negócios e, até, de sobrevivência 😢 e irem para o online é uma das soluções. Mas nem sempre as empresas e/ou o empresários estão preparados.
O que é preciso saber
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De início é preciso ter um bom plano de negócio. Ser proprietário de MarketPlace não é a mesma coisa que ter ter sua loja virtual. Aliás, a maioria dos MarketPlaces não possuem lojas próprias mas administram as lojas dos parceiros, dos sellers.
Outro fator a ser levado em conta é a necessidade de investimento. Ao contrário de um e-commerce comum, o MarketPlace requer uma plataforma mais robusta e preparada para atender diversos tipos de sellers, cada um com suas características, seja de produtos ou serviço.
Além disso, é preciso ter em mente a necessidade real de investir em marketing de forma aguda tendo em vista a variedade de produtos e serviços oferecidos. Assim, um bom planejamento de Marketing Digital é essencial para o sucesso do MarketPlace.
O comércio eletrônico está atingindo níveis elevados de faturamento neste momento de pandemia e deverá permanecer crescente. Mas para a sobrevivência de quem se arrisca a entrar neste modelo de negócio é preciso focar num nicho que seja compensador: se for tentar competir com os grandes, os que estão estabelecidos e fortes no mercado, o risco é enorme! 🤔
Procure dar uma identidade a seu MarketPlace de forma que, com o tempo, seja reconhecido como especializado em determinado tipo de produto/serviço. Ainda que o público seja restrito vale a pena buscar atrair grupos de consumidores específicos para alcançar um share de mercado mais realista. Caso contrário, seus competidores o forçarão a reduzir suas margens e os lucros irão despencar.
Como começar?
A primeira coisa a ser feita é o plano de negócios em conjunto com o plano de investimento.
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