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COMO PRODUZIR CONTEÚDO (DE QUALIDADE) PARA BLOG

COMO PRODUZIR CONTEÚDO (DE QUALIDADE) PARA BLOG

Roteiro indispensável para quem quer ser relevante na internet

Algumas regras são fundamentais para que seu conteúdo seja encontrado pelos motores de busca. Estamos falando, basicamente, do Google e da forma como as pessoas costumam realizar buscas.

A cada pesquisa que realizamos no Google algumas respostas nos são recomendadas. Na imagem acima, antes de terminar a palavra que procurava surgiram algumas sugestões. Quem nunca escolheu a partir delas?

Pois é!

Estas são as Palavras-Chave – ou, Termos de Pesquisa – que o Google considera mais relevantes e as mostra na ordem de importância que os algoritmos decidem.

Como os algoritmos escolhem os melhores conteúdos?

São, aproximadamente, 230 bots de variáveis diferentes que, combinadas, produzem o resultado instantâneo.

Eles levam em consideração diversos fatores como, por exemplo, idade da URL, volume de tráfego dos sites recomendados, uso das palavras-chave adequadas, backlinks, ineditismo da publicação, volume de buscas e, sobretudo, qualidade do conteúdo.

É claro que existem muitos outros fatores, alguns desconhecidos, mas especialistas recomendam o uso de uma técnica conhecida como SEO.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, é a técnica de produção de conteúdo digital pensado de duas formas distintas e combinadas:

A primeira, e mais importante, é produzir conteúdo pensando no seu leitor. Para tanto é preciso saber quem é ele, quais os assuntos de seu interesse, quais os problemas que precisa resolver, onde ele está, quais seus hábitos, quais as palavras-chave que ele usa para buscar soluções que necessita, enfim, quanto mais informações temos à respeito de nosso leitor mais assertividade teremos no conteúdo oferecido.

Mas se não pensarmos na forma como os algoritmos nos encontram nem o melhor conteúdo do mundo será exibido!

Então vamos combinar a segunda forma de produzir conteúdo.

Produção de Conteúdo pensando nos bots.

Tenha em mente que algoritmos seguem um padrão de busca para oferecer os melhores resultados a quem pesquisa. Eles não sabem ler, apenas interpretam os sinais que produzimos a cada postagem. Por isso é importante seguir algumas regras para dar uma “ajudinha” a eles!

Se você reparou, lá no início deste conteúdo, escrevemos um TÍTULO curto e bastante claro sobre o que nos propusemos a escrever.

Logo abaixo, um SUBTÍTULO que explica aquilo que pretendemos exibir.

Em seguida, o TEXTO.

Reparou que o tamanho das fontes do título, subtítulo e texto são diferentes? Veja a imagem abaixo:

Tecnicamente, chamamos essa variação de H1, H2, H3, H4, etc. Neste caso, o tamanho da fonte H1 é 16, H2-14 e o H3 tem fonte tamanho 12. O importante é diferenciar usando o tamanho de fonte que o produtor do conteúdo julgar mais adequado.

Por quê? Para “dizer” aos bots que o conteúdo digital possui título, subtítulo e texto! E para que eles saibam que todos os demais H2 são subtítulos, os H3 são texto e assim sucessivamente.

Agora que você sabe como “conversar” com os algoritmos, vai outra dica importante, desta vez para o leitor.

Veja essa imagem:

Pensando no leitor humano, o que fizemos foi criar um subtítulo (H2) seguido de 4 parágrafos de conteúdo (H3). Mais um subtítulo seguido de poucos parágrafos. E assim seguimos até o final.

Qual a razão?

O cérebro humano tem dificuldade de processar textos muito longos principalmente quando usamos uma tela pequena, mobile ou tablet. Se o leitor já sabe, por exemplo, o que é SEO ele pode pular diretamente para o próximo subtítulo ... ops, para o próximo H2.

Posso usar imagens no meu conteúdo?

É altamente recomendável que se usem imagens que, além de ilustrar o que você está dizendo ajudam o cérebro do leitor a processar e compreender melhor o conteúdo.

Mas existe um problema quando inserimos imagens entre o texto. Bots não interpretam imagens, apenas palavras!

Repare no que fizemos, bem no começo deste conteúdo, quando inserimos uma imagem:

Logo abaixo dela colocamos a descrição daquilo que o algoritmo não soube compreender. Desta forma dissemos aos bots o que mostramos e ele pode, assim, saber do que se trata.

Outra dica importante e muito valiosa quando pensamos em palavras-chave.

Veja essa imagem:

Quando salvamos em nossos arquivos a imagem a ser inserida neste conteúdo, a nomeamos (entre hífens) pensando no algoritmo e usamos a palavra-chave tema desta postagem.

É mais uma forma de mostrar aos algoritmos que o assunto CONTEÚDO está presente.

Já posso começar a produzir meus conteúdos?

Ainda temos algumas considerações a fazer.

Conteúdos digitais de qualidade geralmente são apresentados de forma a solucionar as dores de seu público alvo e deve ser construído para prender a atenção do leitor até o final.

Escolha o TÍTULO (H1) que vá despertar no leitor o desejo de continuar a ler. Use a palavra-chave no título H1 e repita-a quantas vezes puder.

Se você leu até aqui, usamos 21 vezes a palavras conteúdo porque essa é apalavra-chave que escolhemos para este conteúdo (22 ...)

Use SUBTÍTULOS (H2) que definam os parágrafos seguintes com clareza.

Ao criar o TEXTO (H3) lembre de ser conciso e usar poucos parágrafos e linhas para explicar o que deseja que seu leitor saiba

Se for inserir legendas nas imagens, use H4. Se seu conteúdo possui referências bibliográficas coloque-as no final em H5.

Dicas matadoras para conteúdos de qualidade

Para terminar, algumas sugestões.

- Divida em 3 partes o que pretende produzir. Introdução ao problema, solução e considerações finais de forma objetiva e direta;

- Nunca copie e cole textos de outros autores. Os algoritmos sabem quando e por quem foram publicados originalmente;

- Ofereça assuntos relevantes e de interesse de seu público alvo;

- Ilustre com imagens e gráficos que enriqueçam o conteúdo (lembre de nomear os arquivos e descrevê-las logo abaixo);

- Coloque-se no mesmo nível de conhecimento de seu leitor. O uso de termos técnicos só é válido quando seu público entende o significado. Caso contrário, evite;

- Pesquise sobre o assunto. Um produtor de conteúdo concorrente pode mostrar um caminho mais efetivo de tratar um determinado assunto;

- Provoque seu leitor a refletir. Ofereça soluções, aponte caminhos, mostre cases de sucesso;

- Releia e revise seu conteúdo quantas vezes for preciso. Se possível mostre-o a pessoas próximas antes da publicação para saber se está claro e compreensível;

- Não economize. Neste ponto alcançamos 1.043 palavras neste conteúdo!

Mãos à obra!

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