Escolha uma Página

Porquê devo acompanhar as métricas?

Tenho ouvido muita gente, nas consultorias sobre Marketing Digital, que não usam essa ferramente básica de acompanhamento de tráfego.

Quando atendo um cliente que já possui site e o acesso, a primeira pergunta que faço é: qual o tráfego?

Muitas vezes, muitas mesmo, o cliente faz uma cara de paisagem, como se não tivesse compreendido a pergunta e responde: não sei!

À partir desta resposta entendo uma das razões do NÂO resultado que o cliente espera do site.

Qual Ferramenta usar?

A mais comum – e gratuita – é o Google Analytics, do próprio Google. É fácil de instalar e você só precisa possuir uma conta no Google.

Com ela você será capaz de saber além da quantidade de cliques na sua página, a origem do clique – o que faz toda a diferença se você faz campanhas de Marketing Digital. Isso te dá a perfeita noção do retorno do investimento, se o dinheiro que você aplica nas campanha produz resultado e qual, ou quais, campanhas são mais rentáveis.

Relatórios

Essa ferramenta, repito, gratuita, possui uma infinidade de relatórios úteis que você pode gerenciar.

Entre os mais usados, estão:

  • Origem do Clique
  • Tempo de permanência médio
  • Páginas visitadas
  • Percurso dos visitantes no site
  • Página de Saída
  • Tempo Real: saiba quem está no seu site agora!

É claro, há muito mais detalhes que se pode conseguir no Analytics. Além disso, é possível dar acesso a profissionais de Marketing para que gerenciem seu Analytics, caso você não saiba ou não tenha tempo.

Por mais estranho que possa parecer, muitos empreendedores não sabem que, na internet, tudo é possível de ser medido.

E, sem medir, não se planeja de forma correta, não se tomam as ações necessárias e, quase sempre, se desperdiça dinheiro.

Então, mãos à obra!